C o m p o s i t o r A s

Clara Schumann

Clara Schumann

Eunice Katunda

Eunice Katunda

Lili Boulanger

Lili Boulanger

Sofia Gubaidulina

Sofia Gubaidulina

Francesca Caccini

Francesca Caccini

Tania León

Tania León

Carmen Barradas

Carmen Barradas

Rebecca Clarke

Rebecca Clarke

Teresa Carreño

Teresa Carreño

Alma Mahler

Alma Mahler

Hildegard von Bingen

Hildegard von Bingen

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

interrogaçao

Toshiko Akiyoshi

Toshiko Akiyoshi

interrogaçao

interrogaçao

          Em janeiro de 2015 recebi o convite da minha colega Imyra Santana, violinista e pesquisadora da musicologia feminista a quem acompanhei ao piano em recital de TCC na ECA-USP sobre compositoras eruditas, para integrar o Grupo Polymnia e a equipe organizadora do site polymnia.webnode.com, ao lado dela, Imyra, e das musicólogas Nilcéia Baroncelli e Silvana Scarinci. O grupo – e o site – se dedicam a divulgar obras e eventos ligados à produção musical de mulheres na música, com foco especial na composição. Um ano depois, em janeiro de 2016, eu lançava a coluna “Compositora do mês”, que disponibilizou durante 4 anos uma biografia mensal de compositora de diferentes estilos, estéticas, nacionalidades e períodos históricos, totalizando um compêndio de 48 publicações. Durante esse tempo passaram pela coluna meu cunhado Manuel Blesa, que traduziu as primeiras publicações para o inglês e assinou as biografias de outubro de 2016 a maio de 2017, e minha filha Ligia Monteiro, que assumiu de junho de 2017 a outubro de 2018. Entre novembro de 2018 e dezembro de 2019 voltei a redigir as publicações, com prejuízo das imagens das artistas – já que a Ligia criou um infográfico padrão ao qual não fui capaz de dar continuidade –, do mapa em que as mesmas eram localizadas e da trilha anual em soundclouds, também criados e mantidos pela minha filha. Reconhecendo essas limitações, bem como o avanço da pesquisa de gênero – em música, mas não somente –, me vi em 2020 com a possibilidade de replicar pesquisas já existentes em português, lacuna que me incentivou a iniciar essa empreitada, e encerrei a página no site polymnia. Para preservar essa pequena coleção de biografias, que incluem sugestão de obras para ler e ouvir das 48 compositoras, trago-a agora para meu site pessoal com o auxílio imprescindível da violonista, pesquisadora, professora, maestrina e webmaster Carolina Andrade Oliveira, colega também na rede Sonora músicas e feminismos.

© 2020 por Eliana Monteiro da Silva. Webmaster: Carolina Andrade Oliveira.

  • Ouça Eliana Monteiro da Silva
  • YouTube - Círculo Branco