B i o g r a f i a

Eliana Monteiro da Silva é pianista, Mestre e Doutora em Música pela ECA-USP, com auxílio FAPESP. Concluiu Pós-Doutorado na mesma universidade, com a antologia "Compositoras Latino-americanas: vida - obra - análise de peças para piano", publicada pela Editora Ficções.

 

É autora do livro "Clara Schumann: compositora x mulher de compositor" (2011), e co-autora dos livros "Da ópera ao lied: uma evocação à palavra cantada" (2013) e "Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Ambientes Musicais" (2015). Em 2017 representou o Brasil no III Coloquio de Investigación Musical Ibermúsicas, com a temática “Música y Mujer em Iberoamérica: haciendo música desde la condición de género”, indicada pela FUNARTE, e em 2019 foi Editora convidada da Revista Música para o Dossiê Temático "Bicentenário de Clara Schumann: uma reflexão sobre a atuação das mulheres na música".

 

Como pianista, apresenta-se regularmente em recitais solo e de câmara, tendo desde 2012 o "Duo Ouvir Estrelas" com a mezzo-soprano Clarissa Cabral, com quem gravou o CD "Clara Schumann lieder e piano solo".

 

Integra a rede "Sonora - músicas e feminismos" e os grupos "Polymnia" e "MyGLA Musica y Genero: grupo de estudios Latinoamericanos", dedicados ao estudo de gênero na música. É Pesquisadora-Colaboradora no Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra disciplina no curso de Pós-Graduação.

Acessar currículo Lattes

© 2020 por Eliana Monteiro da Silva. Webmaster: Carolina Andrade Oliveira.

  • Ouça Eliana Monteiro da Silva
  • YouTube - Círculo Branco