Julia Amanda Perry

Escrito por Eliana Monteiro da Silva - dezembro/2019

Julia Amanda Perry (1924-1979)

Biografia

        Julia Amanda Perry nasceu em Lexington, Kentucky (EUA), a 25 de março de 1924. Filha do médico e pianista amador Abe Perry, passou a infância em Akron, Ohio.

        Assim como as irmãs, Julia estudou violino incentivada pela mãe, America Perry. Após 2 anos de estudo passou a estudar piano, formando-se Bacharel e Mestre em Música no Switten Westminster Choir College, em Princeton, New Jersey. Neste estabelecimento ela estudou canto, piano e composição entre 1943 e 1948.

        A compositora deu continuidade a seus estudos de música na Juilliard School of Music, em New York, participando também de cursos de verão em Tanglewood, Massachusetts, no Berkshire Music Center. Foi no Berkshire Music Center que a artista teve contato com o compositor italiano Luigi Dallapicola, com quem estudaria a partir de 1952 em Florença, Itália, graças a uma bolsa Guggenheim.

        Dois anos depois, a mesma instituição Guggenheim lhe possibilitou ir à França, estudar com Nadia Boulanger em Paris. Sua temporada de estudos na Europa terminou se estendendo por quase 10 anos, em que Julia trabalhou com grandes nomes da criação musical.

        Em 1959 a compositora retornou aos EUA, para integrar a equipe da faculdade de música da Florida A & M College (hoje Universidade). Voltou para Akron em 1960, época em que surgem algumas de suas composições para formações diversificadas, como Homunculus C.F. para piano, harpa e instrumentos de percussão.

        Também na década de 1960, organizou e realizou concertos em todo o mundo para o Serviço de Informações dos EUA (USIS). No final dos anos 1960, as obras de Julia Perry receberam grande reconhecimento, sendo executadas por importantes orquestras como a Filarmônica de New York, entre outras.

        Em 1969 a gravadora Composers Recordings lançou várias de suas composições. Além de ser reconhecida e premiada pela Associação Nacional de Músicos Negros, Julia conquistou o Grande Prêmio Boulanger e o prêmio do Instituto Nacional de Artes e Letras.

        Infelizmente dois derrames afetaram sua saúde, refletindo-se na sua carreira musical a partir de 1971. A musicista teve que ser hospitalizada por um longo período, o que não a impediu de compor utilizando a mão esquerda após muito esforço e treinamento.

        Julia Amanda Perry morreu em 29 de abril de 1979, em Akron, aos 55 anos.

Composições

        Julia foi, principalmente, uma compositora de música neoclássica. Durante sua vida, compôs 12 sinfonias, 2 concertos e 3 óperas, além de inúmeras peças soltas.

        A música de tradição africana também aparece em algumas de suas composições, como Free at Last e I'm a Poor Li'l Orphan, de 1951. Em Song of Our Savior, composta para o Hampton Institute Choir, utiliza o modo dório e ostinatos.

        Sua primeira composição considerada de fôlego, o Stabat Mater, foi criada em 1951. Três anos depois, sua ópera The Cask of Amontillado foi estreada na Columbia University.

        Sua tese de mestrado, Chicago, baseada na poesia de Carl Sandberg, é uma cantata secular para barítono, narrador, vozes mistas e orquestra.  

        Não obstante seu perfil tradicional, a escolha de caixas, timbales e blocos de madeira para a peça Homunculus C.F. ilustra o interesse de Julia na experimentação em suas composições. Esta peça se destaca também por mudanças frequentes e criativas no ritmo.

Para conhecer sua obra

Mais informações

Julia Amanda Perry (1924-1979)

Biography

        Julia Amanda Perry was born in Lexington, Kentucky (USA) on March 25, 1924. Daughter of physician and amateur pianist Abe Perry, she spent her childhood in Akron, Ohio.
        Like the sisters, Julia studied violin encouraged by her mother, America Perry. After 2 years of study, she studied piano, graduating with a Bachelor and Master of Music from Switten Westminster Choir College in Princeton, New Jersey. In this establishment she studied singing, piano and composition, between 1943 and 1948.

        The composer continued her music studies at the Juilliard School of Music in New York and also attended summer courses in Tanglewood, Massachusetts at the Berkshire Music Center. It was at the Berkshire Music Center that the artist had contact with Italian composer Luigi Dallapicola, with whom she would study from 1952 in Florence, Italy, thanks to a Guggenheim scholarship.

        Two years later, the same Guggenheim institution made it possible for her to go to France, to study with Nadia Boulanger in Paris. Her study season in Europe lasted for almost 10 years, in which Julia worked with big names in music creation.

        In 1959, the songwriter returned to the US to join the staff of Florida A & M College (now University). She returned to Akron in 1960, at which time some of her compositions appeared for diversified formations, such as Homunculus C.F. for piano, harp and percussion instruments.

        Also in the 1960s, she organized and performed concerts around the world for the US Information Service (USIS). In the late 1960s, Julia Perry's works received wide recognition, being performed by leading orchestras such as the New York Philharmonic, among others.

        In 1969 the record label Composers Recordings released several of her compositions. In addition to being recognized and awarded by the National Association of Black Musicians, Julia won the Boulanger Grand Prix and the National Institute of Arts and Letters Award.

        Unfortunately two strokes affected her health, reflecting on her music career from 1971 on. The musician had to be hospitalized for a long time, which did not prevent her from composing using her left hand after much effort and training.

        Julia Amanda Perry died on April 29, 1979 in Akron, at the age of 55.

Compositions

        Julia was mainly a composer of neoclassical music. During her lifetime, she composed 12 symphonies, 2 concerts and 3 operas, as well as numerous short pieces. Traditional African music also appears in some of her compositions, such as Free at Last and I'm a Poor Li'l Orphan, from 1951.

        In Song of Our Savior, composed for the Hampton Institute Choir, she uses Dorian mode and ostinatos. Her first breathtaking composition, the Stabat Mater, was created in 1951. Three years later, her opera The Cask of Amontillado was premiered at Columbia University. Her master's thesis, Chicago, based on Carl Sandberg's poetry, is a secular cantata for baritone, narrator, mixed voices and orchestra.

        Notwithstanding its traditional profile, the choice of boxes, timpani and wooden blocks for Homunculus C.F. illustrates Julia's interest in experimenting with her compositions. This piece also stands out for frequent and creative changes in rhythm.

To know her work

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