Tanya Ekanayaka

Escrito por Eliana Monteiro da Silva - abril/2019

Tanya Ekanayaka

Biografia

        A compositora cingalesa-britânica Tanya Nissani Ilangakkone Ekanayaka nasceu em Sri Lanka e iniciou os estudos de piano aos 5 anos de idade. Teve como professoras a mãe, Indira Ekanayaka, e Bridget Halpé. Aos 12 anos fez sua estreia como pianista e conquistou, aos 16, o prêmio máximo do Concurso Bienal promovido pela Orquestra Sinfônica de Sri Lanka (SOSL): tocar em público o Concerto para Piano e Orquestra K. 488 de W. A. Mozart.

        Sua formação em piano erudito se deu paralelamente ao estudo da música Sul-Asiática, incluindo o gênero popular. Este panorama multifacetado contribuiu para uma inserção no campo da improvisação e da composição, incentivando-a, também, a estudar Musicologia e Linguística. Formou-se Bacharel em Literatura e Linguística Inglesas na University of Paradeniya, Mestre em Linguas e Linguística Inglesas na University of Edinburgh in Scotland e Doutora em Linguística e Musicologia pela mesma instituição. Integrou o Trinity College of Music London e concluiu Licenciatura tanto na Associated Board of The Royal Schools of Music (LRSM), como na Guildhall School of Music and Drama (LGSMD) UK.

        O diploma de pianista profissional foi-lhe conferido em 1999 pela Guildhall School of Music and Drama. Foi orientada por Colin Kingsley, John Kitchen, Raymond Monelle, Peter Nelson, Nigel Osborne, Jonathan Pasternack e Robin Zebaida.

        Em 2003 integrou o corpo docente da University of Paradeniya, onde permaneceu até 2011. Desde 2007 leciona, em tempo parcial, na University of Edinburgh. Fez sua estreia nos EUA em 2012, com um recital solo no J. F. Kennedy Center for the Performing Arts em Washington DC. O recital incluiu obras de sua autoria, tocadas em primeira audição.

        Entre 2012 e 2014, Tanya atuou num projeto voltado para crianças traumatizadas pela guerra civil que teve lugar em Sri Lanka por três décadas.

        Em 2014 foi contratada pela Naxos Records para lançar seu primeiro CD autoral, em que aparece como compositora e intérprete: Reinventions: Raphsodies for Piano. Este é também o primeiro CD totalmente dedicado a um (a) compositor (a) natural de Sri Lanka. Nos anos seguintes compôs as obras de seu segundo álbum Twelve Piano Prisms, em que explora novos conceitos e sonoridades utilizando o instrumento.

Composições

        Tanya é considerada dona de um estilo próprio, que integra adaptações não usuais de melodias tradicionais e indígenas de seu país de origem. Utiliza, para isso, centros tonais e motivos de outras composições de seu repertório pianístico. Em seu álbum inicial, adaptou 10 dos 18 vannams antigos de Sri Lanka nas Rapsódias para Piano. Os 8 restantes foram elaborados nos Doze Prismas do CD seguinte, junto a adaptações de melodias populares e indígenas da Armênia, China, Japão, Reino Unido e EUA. As 12 peças têm em comum a forma e a estrutura, conectadas por sequências criadas pela compositora à maneira de improvisação. 

        O objetivo de Tanya é, entre outros, divulgar a música de tradição indígena de Sri Lanka, mesclando-a com a música contemporânea ocidental numa confluência orgânica. A improvisação está sempre presente em seus recitais, pois muitas de suas obras não são fixadas em partituras, somente na memória da autora. 

        A multiplicidade de possibilidades habita a compositora, que se define como ambidestra e possuidora de uma sinestesia parcial de cores, além da herança multicultural. Por ter crescido na cidade de Kandy, em Sri Lanka, domina os idiomas Inglês e Sinhala. No Doutorado discutiu a percepção e recepção dos idiomas relacionados - ou não - à música e às canções populares.

Para conhecer sua obra

Mais informações

Tanya Ekanayaka

Biography

        Sri Lankan-British composer Tanya Nissani Ilangakkone Ekanayaka was born in Sri Lanka and began her piano studies at the age of five. She had as teachers her mother, Indira Ekanayaka, and Bridget Halpé. At the age of 12 she made her debut as a pianist and won, at 16, the highest prize of the Biennial Competition promoted by the SOSL: to perform in public the Concert for Piano and Orchestra K. 488 of W. A. ​​Mozart.

        Her classical piano training was paralleled by the study of South Asian music, including the popular genre. This multifaceted panorama contributed to her insertion in the field of improvisation and composition, encouraging, also, the study of Musicology and Linguistics. She holds a Bachelor's Degree in English Literature and Linguistics from the University of Paradeniya, a Master's in English Language and Linguistics from the University of Edinburgh in Scotland and a PhD in Linguistics and Musicology from the same institution. She joined Trinity College of Music London and graduated from both the Associated Board of The Royal Schools of Music (LRSM) and the Guildhall School of Music and Drama (LGSMD) UK.

        The professional pianist diploma was awarded to her in 1999 by the Guildhall School of Music and Drama. It was directed by Colin Kingsley, John Kitchen, Raymond Monelle, Peter Nelson, Nigel Osborne, Jonathan Pasternack and Robin Zebaida.

In 2003 she joined the faculty of the University of Paradeniya, where she remained until 2011. Since 2007 she teaches part-time at the University of Edinburgh. Her debut in the US was in 2012, with a solo recital at the J.F. Kennedy Center for the Performing Arts in Washington DC. The recital included works of her own, played in first audition.

        Between 2012 and 2014, Tanya was involved in a project for children traumatized by the civil war that took place in Sri Lanka for three decades.

        In 2014 she was hired by Naxos Records to release her first self-titled CD, in which she appears both as a composer and as a performer: Reinventions: Raphsodies for Piano. This is also the first CD entirely dedicated to a natural composer from Sri Lanka. In the following years she composed the works of her second album Twelve Piano Prisms, in which she explores new concepts and sonorities using the instrument.

Compositions

        Tanya is acknowledged for having her own style, which integrates unusual adaptations of traditional and indigenous melodies from her home country. She uses, for this, tonal centers and motifs of other compositions of her pianistic repertoire. On her first album, she adapted 10 of 18 old vannams from Sri Lanka on Piano Rhapsody. The remaining 8 were produced in the Twelve Prisms of the following CD, along with adaptations of popular and indigenous melodies from Armenia, China, Japan, UK and USA. The 12 pieces have in common the form and the structure, connected by sequences created by the composer in the manner of improvisation.

        Tanya's goal is, among others, to promote Sri Lankan indigenous music, mixing it with contemporary Western music in an organic confluence. Improvisation is always present in her recitals, since many of her works are not fixed in sheet music, only in the author's memory.

        The multiplicity of possibilities inhabits the composer, who defines herself as ambidextrous and owner of a partial synesthesia of colors, in addition to the multicultural heritage. Having grown up in the city of Kandy, Sri Lanka, she is fluent in English and Sinhala. In the Doctorate she discussed the perception and reception of languages ​​related - or not - to popular music and songs.

To know her work

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