Margarita Luna

Escrito por Ligia Monteiro - junho/2018

Margarita Luna (1921-2016)

Biografia

        Margarita Luna nasceu em 1921 na cidade de Santiago de los Caballeros, República Dominicana. Iniciou seus estudos de música com Juan Francisco García aos 10 anos, que posteriormente tornou-se seu professor de piano.

        A artista graduou-se em piano no Conservatório Musical de Santo Domingo, continuando seus estudos de técnica e interpretação musical com Paul Marx e Manuel Rueda. Além disso, estudou contraponto, análise e harmonia com o maestro Manuel Simó.

        Em 1953, Margarita fundou o Conservatório Musical José Oviedo García, o qual dirigiu durante dez anos. Em 1964, viajou aos Estados Unidos para estudar composição com Hall Overton, na Escola de Música de Juilliard. Em 1969, graduou-se compositora na escola e apresentou como tese a peça Cambiantes, para violoncelo e pequena orquestra.

        Ao longo de sua carreira de professora, pianista e compositora, a artista assumiu diversos cargos importantes: foi professora na Academia Dominicana de Música (1973-1980), primeira diretora no Centro de Cultura de Santiago (1979-1982), diretora do Conservatório Nacional de Música da República Dominicana (1984) e representante de seu país nos fóruns de composição do Caribe (1988).

        Margarita faleceu aos 94 anos (2016) no Canadá, onde morava há mais de 20 anos.

Composições

        Margarita Luna compôs peças para orquestras, coro, música de câmara, piano e voz. Suas obras são marcadas pelas tendências vanguardistas do século XX, tais como o dodecafonismo serial, o aleatorismo e o uso do cromatismo. Ao mesmo tempo, a artista também usa de recursos melódicos e rítmicos do folclore nacional da República Dominicana.

        Sua obra Tres Preludios, composta para orquestra de cordas, mostra grande influência do folclore nacional. Já em Epitafio en el Aire, a artista explora recursos modernos como o uso do vibrato em diferentes instrumentos, elementos aleatórios e produção de efeitos sonoros através de percussão no violoncelo. Suas composições mostram, de maneira geral, uma busca da artista por cultivar a música moderna, ao mesmo tempo em que evidencia suas raízes.

Mais informações

Para conhecer sua obra

Margarita Luna (1921-2016)

Biography

        Margarita Luna was born in 1921 in Santiago de los Caballeros, Dominican Republic. She started her music studies at the age of ten with Juan Francisco García, who became her piano teacher.

        The artist graduated in piano at the Music School of Santo Domngo, and she kept studying technique and musical interpretation with Paul Marx and Manuel Rueda. She also studied counterpoint, analysis and harmony with the conductor Manuel Simó.

        In 1953, Luna founded the Music School José Oviedo García, which she directed for 10 years. In 1964, the artist traveled to the United States to study composition with Hall Overton, at the Juilliard School of Music. In 1969, she graduated in composition and presented as her thesis the work Cambiantes, wrote for cello and small orquestra.

        Throughout her career as a teacher, pianist and composer, Luna took many important roles: she was a professor at the Dominican Academia of Music (1973-1980), first women to direct the Culture Center of Santiago (1979-1982), director of the National School of Music of the Dominican Republic (1984). She also represented the Dominican Republic at the composition forums of the Caribbean (1988).

        Margarita Luna passed away at the age of 94 (2016) in Canada, where she had been living for more than 20 years.

Compositions

        Luna composed pieces for orchestras, chorus, chamber music, piano and voice. Her work is featured by the vanguard trends of the XX Century, such as the serial music dodecaphonic, chromatic music, and others. At the same time, the artist also used melodies and rhythms from the national folklore of Dominican Republic.

        Her work Tres Preludios, composed to string orchestra, shows great influence from the national folklore. Epitafio en el Aire, on the other hand, highlights modern resources that Luna explores, such as the use of vibrato in different instruments, random elements and production of effects through percussion on the cellos. Generally, her pieces show the artist’s desire for cultivating modern music. At the same time, it stresses her roots trough the folklore elements.

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To know her work

Margarita Luna