Hildegard von Bingen

Escrito por Manuel Blesa - novembro/2016

Hildegard von Bingen (1098-1179)

Biografia

        A compositora alemã Hildegard von Bingen nasceu em Bermersheim, em 1098. Filha de Hildebert e Mechthild de Bermersheim, tinha nove irmãos mais velhos. Sua família tinha uma boa condição financeira, pertencendo à nobreza da região do Reno. Isto explica a vida monástica a que se dedicou Hildegard, privilégio das elites da época.

        Hildegard é referência da presença da mulher na música e na literatura do Período Medieval. Este fato incomum se deve à crença de que era santa, de que seus escritos e composições não eram realmente dela, mas mensagens divinas, para as quais servia de instrumento. Sua primeira visão ocorreu antes dos cinco anos de idade, quando viu um bezerro na barriga de sua progenitora. Descreveu-o com tanta exatidão que chamou a atenção dos pais, estimulando-os a dedicar a filha à vida religiosa.

        Não se sabe ao certo quando se deu a reclusão da compositora no Mosteiro Beneditino de Disibodenberg, alguns relatos apontam que teria sido aos oito anos, outros em torno dos quatorze. De qualquer modo, sabe-se que ela foi orientada por Jutta, filha do conde Stephen de Sponheim e um pouco mais velha que Hildegard. Jutta lhe ensinou a recitar os salmos, introduziu-a no estudo do latim e do saltério.

        Apesar deste acesso à instrução, Hildegard insistia em afirmar que seus conhecimentos lhe foram revelados por visões, o que lhe conferiu mais credibilidade e respeito. Como profetiza, ganhou reconhecimento e oportunidade de atuar como pregadora e escritora, atividades proibidas às mulheres na Idade Média. Sua grande obra literária – Scivias (Conhece os caminhos do Senhor) – demorou dez anos para ser finalizada. Nela Hildegard narra suas experiências visionárias, posteriormente abençoadas pelo Papa Eugênio.

        Hildegard formou seu próprio convento para mulheres em Rupertsberg, próxiamo a Bingen, por volta de 1150. Recebia filhas de nobres, que ficavam sob sua tutela. Com funções de abadessa, aboliu algumas regras adotadas na maioria das irmandades - como a proibição dos cabelos soltos, a obrigatoriedade dos véus e das vestes pretas e a repressão a manifestações de alegria durante os serviços religiosos. Compunha antífonas, responsórios, hinos e canções para os cultos, além de musicar textos que escrevia sobre a vida de santos e patronos da região.

        Escreveu também sobre ciências naturais, a partir de suas observações e trabalhos na horta e no hospital do convento. Seu livro Causae et Curae é ainda respeitado pelos profissionais de medicina natural. Aliou a medicina à fé cristã, atestando que o homem saudável estava em sintonia com Deus.

        Além de dirigir dois conventos – pois fundou mais um em Eibingen - Hildegard realizou viagens de pregação religiosa. Sua última excursão foi aos setenta anos de idade. Faleceu em setembro de 1179, deixando a imagem de uma vida santa e miraculosa. Em 1940 o Papa instituiu um dia de festividades em sua homenagem, em todas as dioceses alemãs. Entretanto seu processo de canonização foi arquivado no século XIII e jamais aventado.

        Sua curiosidade, inteligência e personalidade afirmativa foram abafadas após sua morte, assim como suas composições. Somente a partir da segunda metade do século XX pesquisadoras (principalmente) e pesquisadores das áreas de música, teologia e ciências naturais redescobririam seus escritos e divulgariam em livros, artigos e gravações.

Composições

        A maior parte das composições de Hildegard von Bingen surgiu entre 1140 e 1160. São antífonas criadas para iniciar ou finalizar momentos de oração, responsórios (voz solista alternada a respostas em coro), hinos, e sequências para intermediar partes de missas. Estas peças vocais foram reproduzidas na primeira parte do códex que encerra sua obra mais representativa, o Scivias. Intitulada Symphonia Armonie Celestium Revelationum, tal parte precede o drama litúrgico Ordo Virtutum, em que Hildegard prevê o conflito entre a virtude, o diabo e as almas que habitam a terra.

        Através do Ordo Virtutum a compositora discute problemas reais da sociedade européia do Século XII, associados às tentações, fraquezas humanas e entidades guardadoras da ética e moral. Hildegard cria 82 melodias para as estrofes desta obra, anotadas em notação neumática germânica.

        Apesar do recurso da retórica ser proibido às mulheres, a compositora enfatiza determinadas passagens do texto com cantos melismáticos, ornamentos e dinâmicas mais fortes. Já quando se trata de passar ensinamentos e mensagens de cunho formador, ela usa monodias e canto silábico, que evidenciam o caráter das palavras.

        O uso dos modos gregos faz-se notar em Ordo Virtutum. A autora demonstra especial interesse pelos modos dórico e frígio, mas o hipolídio e hipomixolídio são também encontrados. Por vezes mais de um modo aparece no mesmo trecho musical, denotando uma certa liberdade no trato destes elementos. As longas frases marcam também o estilo de Hildergard, bem como a aplicação de extensas tessituras vocais.

        Teóricos apontam falta de decoro (código de bons costumes da época) e extravagância em algumas das canções de Hildegard. A compositora não tolerava amarras de qualquer natureza, colocando sua música a serviço do que considerava essencial à educação e construção espiritual do ser humano.

        Em geral as peças iniciam-se no registro grave ou médio, ficando a voz soprano incumbida de expressar a elevação da alma, de acordo com o texto. Encaminhamentos paralelos de vozes eram utilizados, principalmente em intervalos de 4j ou 5j (proibidos em muitos contextos).

Para conhecer sua obra

Historical Anthology of Music by Women, de James Briscoe. Bloomington: Indiana University Press, 1987. pp. 6-10.

Hildegard von Bingen, Lieder, de Prudentia Barth, Immaculata Ritscher e Joseph Sschmidt-Görg (ed.). Salzburg: Otto Müller Verlag, 1992.

Música e Educação na Idade Média: um estudo de Hildegard von Bingen, de Vanessa Gonçalves Vidigal e Teresinha Oliveira. In: Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2011.

The Symphonia and Ordo Virtutum of Hildegard von Bingen, de Nathaniel M. Campbell, Beverly R. Lomer e K. Christian McGuire. Disponivel em: www.hildegard-society.org/p/music.html

A espiritualidade de Hildegard von Bingen: profecia e ortodoxia, de Maria Carmen Gomes Oliveira van de Polis. Tese (Doutorado em História Social). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

The origin of fire: music and visions of Hildegard von Bingen. Anonymous 4. Disponível em: https://youtu.be/qU7mQylKgqQ

Hildegard von Bingen: canticles of ecstasy. Disponível em: https://youtu.be/Ei88J4lERbk

Hildegard von Bingen: kiss of peace. Songs from the Dendermonde Manuscript. (CD). Sabine Lutzenberger & Baptiste Romain, 2013. Disponível em: https://youtu.be/02zTnRQJ13g

Hildegard von Bingen (1098-1179)

Biography

        The German composer Hildegard von Bingen was born in Bermersheim, in 1098. Daughter of Hildebert and Mechthild von Bermersheim, she had nine older siblings. Her family enjoyed good financial condition and belonged to the nobility of the Rhein region. This explained the monastic kind of life she was dedicated to, an elite privilege in that age.

        Hildegard is a reference regarding the woman presence in music and literature in the Middle Ages. This uncommon fact derives from the belief she was a saint, that her writings and compositions were not really hers but, in reality, heavenly messages to which she served only as an instrument. Her first vision happened before she was five years old, when she saw a calf inside a pregnant cow’s belly. She could describe it with such exactitude that the fact called her parents attention and drove them to devote her daughter to religious life.

        It is uncertain when exactly the composer initiated her reclusion to the Benedictine Monastery of Disibodenberg. Some records indicate that this fact happened when she was eight years old while others mention it actually happened when she was approximately fourteen. Anyhow, it is certain that she was oriented by Jutta, daughter of the Count of Sponheim, that was a little older than her. Jutta taught her to recite the psalms and introduced her in the studies of Latin and psaltery.

        Despite this access to instruction, Hildegard kept affirming that her knowledge was revealed in visions to her, a fact that provided her more credibility and respect. As a prophet she gained recognition and opportunities to act as a preacher and a writer, activities that were forbidden to women in the Middle Ages. Her great literary work - Scivias (“Know the ways of the Lord”) – required ten years to be completed. In this work Hildegard narrated her visionary experiences, events that were blessed later by Pope Eugene.

        Hildegard founded her own convent for women in Rupertsberg, close to Bingen, around 1150. She received there the daughters of noble families which remained under her tutelage. Conducting abbess functions, Hildegard then abolished common rules adopted in the majority of the sisterhoods of the time - such as the prohibition to loose hair usage, the mandatory usage of veils and black garment and the repression to any joy manifestation during the religious services. She composed antiphons, responsories, hymns and cult songs besides music compositions to her own texts about the life of saints and patrons of the region.

        She also wrote about natural sciences, based in her observations and works in the gardens and hospital of the convent. Her book Causae et Curae still remains respected by professionals of natural medicine. She added medicine to the christian faith, testifying that a healthy man was in perfect connection with God.

        Besides directing two convents – after she had founded another one in Eibingen - Hildegard made religious preaching trips. Her last journey took place when she was seventy years old. She died in September 1179, leaving behind the image of a saint and miraculous life. In 1940 the Pope instituted a day of festivities in her homage, in all the German dioceses. Nevertheless, her canonization process was filed in the XIII Century without being reconsidered so far.

        Her curiosity, intelligence and affirmative personality were sultry after her death, as much as her compositions. Only from the second half of the XX Century onwards female (especially) and male researchers of music, theology and natural sciences rediscovered her writings and musical works, disseminating them in books, articles and audio records.

Compositions

        The majority of Hildegard von Bingen’s compositions were written between 1140 and 1160. They are antiphons composed to initiate or finalize moments of prayers, responsories (solo voice alternated by chorus answers), hymns and musical sequences to intermediate masses parts. These vocal pieces were reproduced in the first part of codex that ends her most representative work, the Scivias. Entitled Symphonia Armonie Celestium Revelationum, this part precedes the liturgic drama Ordo Virtutum, in which Hildegard foresees the conflict between virtue, the devil and the souls that inhabit the earth.

        Through Ordo Virtutum the composer discussed the real problems of the European society in the XII Century associated with the temptations, human weaknesses and the guardian entities of the ethical and moral values. Hildegard created 82 melodies for the stanzas of this work, which were noted in German neumatic notation.

        Despite the prohibition of the rhetorical resource to women at the time, the composer reinforced certain text passages with melismatic chants, ornaments and stronger dynamics. When it was the case of teaching lessons and messages with a former undertaking, she used monodies and syllabic chant in order to evidence the nature of words.

        The usage of greek musical modes is noticed in Ordo Virtutum. The author expressed special interest on the Dorian and Phrygian modes, but the Hypolydian and the Hypomixolydian modes are also present. There are situations where more than one mode appear in the same piece of music, exposing a certain degree of freedom in the combination of these elements. The long phrases also characterize Hildegard’s style as much as the usage of ample vocal tessitura.

        Theorists point lack of decorum (good manners code of that age) and extravagance in some of the songs by Hildegard. The composer did not tolerate ties of any kind, placing her music at the service of what she considered essential to education and the spiritual construction of the human being.

        In general her pieces begin with low or middle-range voices and leave to the soprano the responsibility of expressing the soul elevation, depending on the text. Parallel vocal lines were used, mainly in intervals of 4j or 5j (forbidden in many contexts).

For more information

“Historical Anthology of Music by Women”, by James Briscoe. Bloomington: Indiana University Press, 1987. pp. 6-10.

“Hildegard von Bingen”, Lieder, by Prudentia Barth, Immaculata Ritscher and Joseph Sschmidt-Görg (ed.). Salzburg: Otto Müller Verlag, 1992.

“Música e Educação na Idade Média: um estudo de Hildegard von Bingen”, by Vanessa Gonçalves Vidigal and Teresinha Oliveira. In: Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2011.

“The Symphonia and Ordo Virtutum of Hildegard von Bingen”, by Nathaniel M. Campbell, Beverly R. Lomer e K. Christian McGuire. Available in: www.hildegard-society.org/p/music.html

“A espiritualidade de Hildegard von Bingen: profecia e ortodoxia”, by Maria Carmen Gomes Oliveira van de Polis. Thesis (“Doutorado em História Social”). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

“The origin of fire: music and visions of Hildegard von Bingen”. Anonymous 4. Available in: https://youtu.be/qU7mQylKgqQ

“Hildegard von Bingen: canticles of ecstasy”. Available in: https://youtu.be/Ei88J4lERbk

“Hildegard von Bingen: kiss of peace. Songs from the Dendermonde Manuscript”. (CD). Sabine Lutzenberger & Baptiste Romain, 2013. Disponível em: https://youtu.be/02zTnRQJ13g

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